Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade (Tipo 3)

Este profissional presta cuidados humanos e de saúde básicos a utentes e/ou clientes em condição de debilidade, em contexto domiciliário, institucional ou no âmbito da prestação de cuidados pessoais e à comunidade enquadrados em serviços de apoio social, tendo em conta as indicações técnicas e os princípios éticos e deontológicos.

As actividades fundamentais a desempenhar por este profissional são:
● Preparar o serviço relativo aos cuidados a prestar, selecionando, organizando e preparando os materiais.
● Prestar cuidados básicos de higiene, de conforto e de saúde aos assistidos nos diferentes contextos.
●  Executar as tarefas relativas ao serviço de refeições, de acordo com as orientações da equipa técnica.
● Executar as tarefas de limpeza e arranjos de espaços, dos equipamentos e das roupas.
● Colaborar na prevenção da monotonia e do isolamento dos assistidos, de acordo com as orientações da equipa técnica.
● Articular com a equipa técnica, transmitindo a informação pertinente sobre os serviços prestados.

O Assistente Familiar e Apoio à Comunidade poderá, entre outras, desempenhar funções ao nível de:
● Lares de 3ª Idade
● Centros de Dia
● Centros Educativos
● Acompanhamento de ATL
● Instituições de Apoio
● Centros de Cuidados Humanos e similares.

Plano Curricular

Língua Portuguesa
 Língua Estrangeira
 Tecnologias da Informação e Comunicação
 Cidadania e Mundo Atual
 Tecnologias da Informação e Comunicação
CIENTÍFICA
 Disciplina Específica
TECNOLÓGICA
 Unidade(s) do Itinerário de Qualificação Associado
PRÁTICA
 Estágio em Contexto de Trabalho

• O que são cursos de educação e formação?

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma oportunidade para poderes concluir a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos teus interesses, ou para poderes prosseguir estudos ou formação que te permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho. Os CEF incentivam-te ao prosseguimento de estudos/formação e permitem que possas adquirir competências profissionais, através de soluções flexíveis, de acordo com os teus interesses e as necessidades do mercado de trabalho local.
  • A quem se destinam os cursos de educação e formação?

Os CEF podem ser indicados para ti se te encontras nas seguintes condições:

• ● Idade igual ou superior a 15 anos;
    • ● 8º ano de escolaridade concluído ou frequência, sem aprovação, do 9º ano de escolaridade