Comemoração da Declaração Universal dos Direitos Humanos

No passado dia 14 de dezembro, a comunidade escolar comemorou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A atividade foi desenvolvida pelos alunos e professoras da disciplina de Área de Integração com a intenção de partilhar com todos aqueles que assistiram aos teatros, vídeos, músicas e gravação de testemunhos, a precariedade da condição humana.
Estamos alerta, estamos atentos aos sinais que surgem quando caminhamos na rua, quando nos sentamos no banco do jardim e observamos comportamentos inadequados.... Esta é a nossa função e também por isso os alunos das turmas participantes investigaram,compuseram textos e dramatizaram as atitudes deploráveis com que nos debatemos na sociedade. Ao lado de um agressor encontra-se sempre um oprimido/agredido que precisa de ajuda, de ser salvo da opressão, da violência seja ela física ou psicológica. Queremos dizer não a estes comportamentos, por isso deixamos a questão e se fosse consigo?
Será esta a questão mais pertinente para chamar à razão aqueles que ignoram as situações de opressão, não as denunciando? E se fosse consigo ou com os seus filhos?

Os Direitos Humanos são considerados fundamentais porque sem eles a pessoa humana não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida.Sem Os Direitos Humanos a pessoa humana não é capaz de estabelecer laços com a liberdade e fazer uso da sua liberdade de escolha.