Os alunos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, e muito especialmente os estreantes, foram acolhidos na nova escola com cartazes coloridos com a inscrição "Segue o Teu Sonho". Um apelo que se repetiu no auditório e nos discursos da direção da EPVL, perante toda a sua comunidade educativa. Ao final da tarde de 13 de setembro realizou-se no auditório João Pega, na EPVL, a receção aos novos alunos e encarregados de educação, no arranque de mais um ano letivo. Primeiro os alunos do primeiro ano, numa sessão especial e, depois os do segundo e terceiro anos. Para além das boas vindas e do enquadramento, Nuno Castela Canilho, gerente da escola, voltou a utilizar o lema para enfatizar a missão da escola que é a de "dar aos jovens ferramentas para a construção de um projeto pessoal de vida com base na valorização do trabalho como fator de realização e felicidade". "Sonhem", disse Nuno Castela Canilho, que prosseguiu: "E depois, bem acordados, concretizem o vosso sonho!". "Da parte da escola - professores, colaboradores, pais, colegas e comunidade - estamos aqui para vos dar amparo, ferramentas, apoio, meios e recursos para vocês serem capazes de concretizar os vossos sonhos"! "Arrependam-se do que fazem de mal, o maior falhanço na vida é o de nos arrependermos do que não fizemos", terminou. Manuela Alves, diretora pedagógica da EPVL, apresentou aos alunos e encarregados de educação o funcionamento da escola e o sistema de formação modular característico do ensino profissional em Portugal, deixando notas e apelos ao empenho e à dedicação dos alunos. Momento alto da receção aos novos alunos da EPVL foi o testemunho apresentado por alunos do segundo e terceiro ano, de um dos 18 alunos da EPVL que entrou na universidade uns dias antes e de um dos professores da escola que fez a sua formação profissional inicial na EPVL. Os 'caloiros' e os seus pais ouviram estes testemunhos apresentados de forma descontraída e em ambiente familiar. Ambas as sessões de receção terminaram em sala de aula, em ambiente de reunião com os alunos, os pais e os diretores de turma e coordenadores de curso.

 


O primeiro dia de aulas, 17 de setembro, foi para os alunos da EPVL de integração. As atividades de integração dos novos alunos foi feita através da realização de um conjunto de jogos e dinâmicas de construção de espírito de equipa e de motivação, com a Mata Nacional do Bussaco como palco. Os alunos foram divididos por equipas, com elementos de vários cursos e de vários anos e, em conjunto, realizaram um conjunto de tarefas com vista à cooperação, interajuda, no sentido de integrar os alunos mais novos.



"Não foi fácil, mas conseguimos cumprir o objetivo de abrir as quatro turmas no primeiro ano, tal como nos tínhamos proposto", garante Nuno Castela Canilho, gerente da EPVL. A escola mealhadense conseguiu abrir os cursos de Técnico de Mecatrónica, de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, de Técnico de Gestão, de Técnico de Restauração, na variante Cozinha/Pastelaria, e de Técnico de Desenho Gráfico. Cinco cursos que funcionarão em quatro turmas. A EPVL conseguiu abrir três turmas puras e esse foi o segundo objetivo concretizado a par do de abrir quatro turmas e todos os cursos. 
"Este ano, de forma transversal a quase todas as escolas profissionais portuguesas, foi mais difícil abrir as turmas", afirmou Nuno Canilho, que acrescenta: "A questão da diminuição da população escolar explica alguma coisa, mas não explica tudo. Parece-nos que houve um retrocesso face ao que era uma tendência crescente para a opção da via profissionalizante como primeira escolha dos alunos portugueses para a sua formação secundária". "Acreditamos que em breve veremos a evidência disto e esperamos compreender o que se passou", considera ainda. 

 

No passado dia 29 de abril a EPVL participou no projeto escolíadas, que decorreu em Ílhavo, Centro Cultural de Ílhavo, juntamente com mais duas escolas, Esgueira e Vagos. A competição conseguiu trazer o melhor de cada escola até ao palco do CCI. Este ano o tema escolhido pela nossa escola foi,Trás para a Frente no Cinema. O cinema, a sétima arte, foi o tema escolhido para apresentarmos as nossas provas de arte plástica, dança, teatro e claque. A divisão foi realizada de forma a que todas "páginas do Cinema Português" fossem "lidas", mas não obstante, também abordamos a arte cinematográfica na evolução do Mickey Mouse. A claque vestida e apresentada com glamour, o teatro representando uma peça, A canção da gaiola da treta, onde as personagens de Beatriz Costa, António Silva, Vasco Santana, António Feio, José Pedro Gomes, Rita Blanco e Maria Vieira foram homenageados. Estes foram os atores/atrizes do nosso cinema. Na dança, o cinema escolhido para a prova foi Dança comigo; Rio e Suicide Squad. No que se refere à prova de Arte Plástica, esta colocou o Mickey Mouse no seu objeto de trabalho e apresentou a evolução da personagem desde as cores esbatidas até às cores vivas com as quais identificamos, hoje, o Mickey Mouse. Se gostamos de participar? Sim gostamos! O sentimento de união, dedicação, empenho e muito trabalho sob stress, mostrou uma evolução em relação à nossa primeira participação. Vamos continuar a trabalhar para que, em possíveis participações futuras, melhoremos mais e mais, e que a nossa imagem seja uma marca de união, persistência e divertimento. Somos profissionais, a nossa escola é uma escola profissional onde as tardes livres são escassas e desencontradas, onde os estágios acontecem ao longo do ano letivo, mas nem por isso deixamos de participar em eventos que promovam a cultura, como é o caso das escolíadas. Os obstáculos são muitos, dificilmente conseguimos horários compatíveis com todos os elementos, mas a vontade de participar é mais forte do que a resignação às incompatibilidades de horários e de calendários. Esforçamo-nos sempre, pois Ser Profissional Vale +. É este o nosso lema. Obrigado a todos aqueles que contribuíram para que esta nossa participação fosse possível: alunos, professores, direção da escola, funcionários, Câmara Municipal da Mealhada, Escola Secundária João Carlos Celestino Gomes, D. Lurdes, Gina e Jorge, à equipa STAF do Projeto Escolíadas e à Marta Duarte e Inês que se dirigiram à escola para nos auxiliar em algumas provas (dança). A todos um bem-haja!

 

Inscreve-te Já!

Do que estás à espera?
Aproveita, Inscreve-te já!

  INSCREVE-TE JÁ!

Revista EPVL

 

Já viste a nossa revista?

  VÊ AQUI

Notícias

"Não foi fácil, mas conseguimos ...
O primeiro dia de aulas, 17 de ...
  Os alunos da Escola Profissional ...
  No passado dia 29 de abril a EPVL ...
  No dia 24 de Abril, os alunos do ...
  Realizou-se no dia 20 de Abril os ...
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Contate-nos

Estamos na rua da juventude, na Mealhada, junto da estação dos comboios, das piscinas municipais, do campo de futebol da Mealhada, etc. 

Para qualquer esclarecimento, não hesite em contactar-nos. Faça-nos uma visita.

Coordenadas GPS: 

Latitude : 40º 22' 24.1421" N
Longitude : 8º 27' 15.5030" W

: Escola Profissional da Mealhada, Lda Rua da Juventude 3050 - 364 Mealhada
: +351 231 209 920
  O seu email não foi enviado.   O seu email foi enviado.